A eletricidade fornece a energia que alimenta eletrodomésticos e outros dispositivos elétricos. A corrente chega ao dispositivo por meio do fio fase e retorna pelo fio neutro para tensão de 127V e 220v, Ou fase/ fase para tensão 220V em algumas regiões onde entre fase e neutro a tensão é 127V.

Há três tipos de eletrodomésticos ou eletroportáteis: os que aquecem algo são os que chamamos de resistivos, como torradeiras e cafeteiras; os que movem algo que são os que chamamos de indutivos, como os processadores de alimentos e aspiradores de pó; e os que fazem as duas coisas, como os secadores de cabelo.

Nesta postagem, ensinaremos ou pelo menos passaremos uma noção de como consertar todos esses eletrodomésticos e mais. Primeiro, contudo, daremos uma noção geral sobre o conserto de eletrodomésticos.

Eletrodomésticos térmicos ou resistivos.

Eletrodomésticos térmicos convertem energia elétrica em calor, que é usado para torrar pão, aquecer café, secar cabelos ou desempenhar outras tarefas úteis. Esse calor é gerado pela corrente que passa por um fio especial chamado resistência.

Porque a resistência dificulta a passagem da eletricidade, parte de sua energia se transforma em calor. A eletricidade usa tanto de sua energia para superar a resistência de um elemento da torradeira, por exemplo, que fica vermelho vivo e torra o pão.

Entre os eletrodomésticos térmicos apresentados aqui estão, torradeiras, minifornos, cafeteiras elétricas e cafeteiras elétricas de aço. Entre os eletrodomésticos térmicos que funcionam segundo os mesmos princípios estão ferro de passar, fritadeira elétrica, panela elétrica, chapa elétrica, panela elétrica de arroz, panela elétrica para cozimento a vapor, grill elétrico, cafeteira elétrica expresso, máquina de chá gelado e pipoqueira elétrica. Depois que aprendemos a solucionar os problemas dos eletrodomésticos térmicos mais conhecidos, fica fácil consertá-los.

Eletrodomésticos com motor também chamados de indutivos

Circuitos para eletrodomésticos térmicos e com motor

Eletrodomésticos com motor convertem energia elétrica em movimento. Essa energia corta e mistura alimentos, abre latas, tritura lixo, aspira poeira e movimenta o ar. Um motor converte energia elétrica em energia magnética que movimenta um eixo. A extremidade desse eixo pode ter uma lâmina ou outro apêndice que faz o trabalho real.

Entre os eletrodomésticos com motor abordados neste artigo estão liquidificadores e batedeiras, abridores elétricos de lata, trituradores de lixo e aspiradores de pó tipo vassoura e de arrastar. Entre outros eletrodomésticos com motor de operação similar estão espremedor de frutas, moedor de café, máquina de sorvete, faca elétrica, amolador de faca, apontador elétrico de lápis, relógio elétrico, ventiladores, umidificadores e barbeadores elétricos.

Eletrodomésticos conjugados ou híbridos.

Alguns eletrodomésticos portáteis aquecem e movimentam. O mais conhecido é a máquina de fazer pão. Ela mistura a massa e depois assa o pão. Máquinas de fazer pão também incluem eletrônica diagnóstica, que auxilia o proprietário a solucionar problemas e fazer consertos, por isso não fazem parte deste artigo. Entre outros eletrodomésticos conjugados estão secadores de cabelo e pipoqueiras elétricas.

A solução de problemas de eletrodomésticos

Quase todos os eletrodomésticos são alimentados por eletricidade de 127V ou 220V. Isso significa que muitos dos problemas que podem ocorrer com torradeiras também podem ocorrer com trituradores de lixo e secadores de cabelo. Esses problemas são causados por disjuntores ou fusíveis, interruptores e tomadas ou fios soltos ou aterrados.

Aqui, você aprenderá a solucionar facilmente muitos problemas comuns em eletrodomésticos, a começar com o conserto de cabos, recomedamos sempre que for fazer testes em eletrodomésticos energizando-o utilizar uma lampada em série para evitar acidendes com possíveis curto-circuitos que o aparelho possa possuir, abaixo você pode ver como montar a sua lampada em série.


1-Cabos de eletrodomésticos

O cabo do eletrodoméstico leva a eletricidade ao aparelho. De modo geral, ele é composto por dois ou três fios e um plug.

Uma conexão típica do cabo ao eletrodoméstico

1.1-Fios


Os fios usados em cabos de eletrodomésticos têm vários diâmetros que varia conforme a corrente elétrica de trabalho do aparelho. Ou seja, quanto maior a corrente, maior o diâmentro do cabo. A maioria dos eletrodomésticos usam fios de cobre isolados com material térmico, que suporta temperaturas acima da temperatura ambiente.

1.2-Plugs



O plug na extremidade do cabo de um eletrodoméstico recebe eletricidade da tomada na parede. Um plug com dois pinos costuma ser usado para eletrodomésticos não aterrados com menos de 15A.

Plugs com três pinos usados em eletrodomésticos têm um pino redondo para aterrar, garantindo assim a perfeita conexão com do aparelho como o aterramento da residência. A maioria dos eletrodomésticos tem menos de 15A. Uma tomada com encaixe neutro na forma de T tem por objetivo servir eletrodomésticos de 20A, embora ela possa receber cabos de 15A.

1.3-Conectores



Na outra extremidade do cabo, dentro do eletrodoméstico, os fios são conectados a uma chave, ou controlador. Os fios podem ser ligados com solda, parafusos giratórios ou conectores. Esses conectores ligam física e eletricamente a fonte de energia ao eletrodoméstico.

A conexão pode ser feita com fixadores, prendedores ou presilhas ou com conectores em O ou U. Fios internos dos eletrodomésticos costumam ser menores do que aqueles usados para cabos.

O conserto de fios e cabos de eletrodomésticos

Para testar um fio ou cabo de eletrodoméstico, certifique-se primeiro de que ele está desconectado de qualquer fonte elétrica ou capacitor. Depois, use um multímetro para ver se ele está conduzindo eletricidade adequadamente.

Com o multímetro inserido, mexa o cabo para ver se não há um rompimento nos fios capaz de causar curtos intermitentes. Além disso, verifique a qualidade e a maleabilidade do isolamento do fio ou do cabo. Se houver algum rompimento ou fenda que possa acabar expondo os fios, substitua o cabo ou fio por outro de bitola e capacidade equivalente.


2-Controles de eletrodomésticos

A energia elétrica que entra em um eletrodoméstico precisa ser controlada: ligada, desligada ou submetida a variações segundo a temperatura, o tempo ou a função. É isso que os controles dos eletrodomésticos fazem. Entre eles temos interruptores, termostatos, reostatos e temporizadores.

Em muitos problemas com eletrodomésticos, a falha é no controlador. Por isso, antes de começarmos a desmontar a torradeira ou o aspirador de pó, vejamos como funcionam os controles dos eletrodomésticos, e o que fazer quando eles não funcionam.


2.1-Chaves

A maioria das chaves de eletrodomésticos é ativada manualmente para controlar o fluxo de corrente no aparelho. Move-se ou empurra-se uma chave unipolar para ligar ou desligar a eletricidade. Chaves de passo variável permitem o fluxo de determinadas quantidades de corrente, como uma chave de velocidade controlável para liquidificadores, por exemplo.

Entre os controles de eletrodomésticos temos termostatos, reostatos,

temporizadores e diversos tipos de chaves


2.2-Termostatos


Um termostato abre e fecha um circuito para fornecer corrente de acordo com a temperatura. O mais simples, um termostato bimetálico, usa duas peças de metal ligadas, com diversas variações térmicas. Em temperatura ambiente, por exemplo, ambos os metais têm comprimento e forma idênticos, permitindo a existência de pontos de contato no circuito. O calor flexiona um dos metais e faz com que os contatos se separem, abrindo o circuito e impedindo a passagem de corrente.

Termostatos podem ser usados para ligar ou desligar um elemento calefator ou um motor. Na verdade, os termostatos são usados como protetores de sobrecarga que abrem um circuito e desligam um motor se ele for submetido ao superaquecimento ou à sobrecarga.


2.3-Reostatos

O reostato é um controlador variável. Ou seja, ele controla variavelmente a quantidade de corrente que passa para um componente do eletrodoméstico, muitas vezes também são conhecidos por potênciometros. O liquidificador com controle de velocidade que pode ser acionado para aumentar ou diminuir a rotação do motor usa um reostato para desempenhar essa função. Já que os reostatos podem se danificar com a umidade, eles estragam com facilidade. Nesse caso, precisam ser substituídos por outro, de mesmo tipo e função.


2.4-Temporizador ou Timers


O temporizador controla o fluxo de corrente baseado em um dispositivo digital ou mecânico semelhante a um relógio. O temporizador na cafeteira elétrica garante café fresco de manhã. Na maioria dos casos, os temporizadores ligam e desligam eletrodomésticos. Quando um eletrodoméstico com temporizador não liga, um dos primeiros componentes que precisamos verificar é o próprio temporizador. Alguns podem ser consertados, ao passo que outros precisam ser substituídos.


Conserto de controles de eletrodomésticos

É simples testar os controles de eletrodomésticos com um multímetro. Ao colocar o prendedor na entrada e o multímetro na saída, ativando-se o controlador, pode-se determinar se o funcionamento do controle está adequado. Para controladores variáveis, talvez seja mais fácil usar um multímetro que mostra alteração na resistência.

É preciso substituir, e não consertar, a maioria dos controles defeituosos de eletrodomésticos. Depois de retirar o controlador do eletrodoméstico, leve o número de série e o modelo da peça e do aparelho a um revendedor autorizado e veja se encontra a peça adequada. Uma chave com amperagem maior ou um reostato com resistência maior podem danificar o elemento calefator ou o motor do eletrodoméstico. Além disso, pode ser perigoso para quem usa o aparelho.

Onde encontrar peças de reposição para eletrodomésticos? Primeiro, verifique o manual do aparelho e identifique o modelo e os números das peças. Se você vive em ou nas proximidades de uma região metropolitana, provavelmente haverá vários revendedores autorizados de peças para eletrodomésticos.

Claro, ligue primeiro para saber se a loja tem ou se pode conseguir as peças que você precisa. Depois, leve a peça defeituosa para fazer uma comparação com a nova e tirar todas as dúvidas antes de comprá-la. Em último caso, escreva ao fabricante. Na maioria das vezes, os fabricantes encaminham o consumidor a um revendedor autorizado.

Visto que a maioria dos eletrodomésticos são compostos por peças semelhantes, é fácil solucionar qualquer problema depois que se aprende o básico. Contudo, há dicas específicas para cada eletrodoméstico e aconselhamos a buscar sempre conhecimento do eletrodoméstico a ser consertado nos manuais de serviços do mesmo .