1 Mantenha seu local de trabalho sempre limpo e organizado: limpeza e organização são dois ingredientes que nunca deve faltar na formula do seu sucesso, um ambiente limpo e organizado, além de facilitar o seu trabalho, também é agradável para se estar, e você deve sentir prazer e conforto neste local. Talvez você ache que isso é frescura. Mas já parou para ver que as oficinas que realmente tem sucesso, enriquecem de verdade, assim como as que se tornam grandes redes são aquelas que possuem um ótimo ambiente, sempre limpo e organizado? Pois bem, limpeza e organização é sinal de sucesso, de competência e responsabilidade.
Crie esse hábito desde já, não espere crescer para fazer isso;
2 Confira sua agenda do dia: imagine você ter marcado com um cliente e esquecer de atendê-lo, além de você perder dinheiro e a oportunidade de crescer o seu negócio, você também vai queimar o seu filme. Lembre-se, um cliente satisfeito vai falar de você para no máximo 3 pessoas, agora um cliente insatisfeito vai falar mal de você no mínimo para 10 pessoas, isso acontece por quê notícias ruins tendem a serem compartilhadas com maior velocidade;
3 Ligue para seu cliente para confirmar a agenda: não é porque o serviço está agendado, que você deve de confiar e ir sem confirmar antes, imprevistos podem acontecer com o seu cliente e ele ter esquecido de te avisar, e para que você não perca tempo e viagem, sempre ligue ao menos 1 hora antes.
Vale lembrar também, que se por algum motivo, você não puder atendê-lo, não deixe de avisá-lo também;
4 Se seu telefone tocar, não diga “oi ou alô”, tenha um atendimento profissional: Exemplo: “Ronan Faz Tudo". Ronan, bom dia!”
Só com este atendimento personalizado com o seu nome e nome da sua empresa, o seu cliente que está do outro lado da linha, já vai sentir mais segurança em te contratar, acredite, isso é muito melhor do que ouvir um “Alô”;
5 Confira se todas as suas ferramentas estão no devido lugar: imagine só, você está executando um serviço a 15km distante da sua empresa, e precisa da Chave teste de tensão para ver se um circuito esta energizado, procura na bolsa, e de repente lembra que ela ficou lá na sua oficina, acho que nem preciso continuar né... Já deu para imaginar o tamanho do transtorno que você vai ter;
6 Confira os produtos que você precisa para realização dos seus serviços: nunca deixe faltar o produto básico para atendimentos, é sempre bom estar munido de materiais para o trabalho, sem ele o serviço não vai ficar bem feito e com a qualidade que deve ter, além de atrasar o tempo de execução do serviço;
7 Os sua ferramentas de trabalho precisam estar limpas, lubrificadas e alinhadas: então é necessário fazer uma manutenção em seu equipamento pelo menos 1 vez por semana, tenha este hábito, e sempre você vai ter ferramentas prontas para realizar suas tarefas quando precisar;
8 Se tiver ajudante, instrua-o: como ele deve se comportar na casa do seu cliente e observe sempre o comportamento dele, pois lembre-se, o profissional é você e toda responsabilidade está em suas mãos. Mas não se esqueça que ele não é seu escravo, e sim um ajudante, trate-o com respeito.
Não se esqueça que sua empresa depende dele para crescer, e ele com certeza será o futuro profissional que atenderá os futuros clientes da sua empresa;
O dono de empresa que acha que a cara de sua empresa é a sua cara, está redondamente enganado, a cara de sua empresa são seus funcionários, eles que passam a boa ou má imagem de sua empresa.
Uma vez em um curso de treinamento empresárial o instrutor falou a seguinte frase:
"O FUNCIONÁRIO DE UMA EMPRESA É COMO SE FOSSE UM TOURO DENTRO DE UM CERCADO, NÃO SABE A FORÇA QUE TEM, O TOURO A HORA QUE QUISER ARREBENTA O CERCADO E VAI EMBORA, O FUNCIONÁRIO DE IGUAL MODO, FAZ A EMPRESA CRESCER OU QUEBRAR, BASTA QUERER".
Então se você conseguir uma boa equipe Valorize-a.
Forte abraço e sucesso em seus empreendimento.
Ronan Dourado.
Postar um comentário
Postar um comentário