Nessa Pandemia e em meio a crise mundial, o ramo que não sofreu, e pelo contrário, foi o que mais cresceu, foi o ramo de prestação de serviços, e pode acreditar, Sei disto porque vivo deste ramo e tive um crescimento de 30% na renda neste período.

A prestação de serviço no Brasil cresce em um ritmo acelerado, porem de forma silenciosa em comparação as profissões tradicionais.

Com o fácil acesso ao ensino e planos de aprendizagem a distancia é natural que os indivíduos que estão na cadeia produtiva, busquem por serviços que demande um menor esforço físico.

Um outro fator que contribui para o crescimento do seguimento de serviço no Brasil e a falta de profissionais qualificados em conjunto com uma geração de novos trabalhadores que evitam atividades penosas.

PERFIL DOS CLIENTES NO BRASIL

Atualmente estamos vivendo um conflito de gerações e valores entre os “Baby Boomers”(40-60), “Geração X”(60-80), “Geração Y”(80-90), “Geração Z”(90-2010), “Alpha”(2010-...), esse conflito impacta diretamente no comportamento do cliente.


Cada vez mais os clientes estão deixando de fazer eles mesmos pequenos reparos, para contratar um serviço especializado, por conta do tempo ou complexidade do serviço a ser executado.

Nas cidades em desenvolvimento o serviço informal está em constante decréscimo por conta de clientes mais bem informados que buscam por empresas profissionais que estão qualificadas e capacitadas a oferecem um serviço de excelência sem os transtornos causados em reformas.

PERFIL DOS PROFISSIONAIS DO FUTURO.

Com um perfil de clientes cada vez mais exigentes que buscam soluções completas em um serviço o “Profissional do Futuro” tem que estar antenado e capacitado para entender e atender a melhor forma os seus clientes; portanto ficar atento a novas ferramentas que facilitam o serviço, métodos de trabalho mais eficazes se torna obrigatório em um ambiente competitivo de serviço.

Diante da revolução tecnológica e digital que nos entorna é fundamental nos abrirmos os olhos as novas formas de interação social e atribuir em nosso cotidiano ferramentas que nos conectam com os possíveis clientes como aplicativos, redes sociais, canais de vídeo, meios de pagamentos digitais e etc.

EXCELÊNCIA NA PRESTAÇÃO DO SERVIÇO

Não basta a sua empresa ter as melhores ferramentas e conhecimento técnico, o serviço de excelência começa desde o atendimento até a limpeza do local com um relatório do serviço por e-mail e ou preferivelmente pelo Whatsapp.
A uniformização, higiene ou seja a apresentação pessoal e a comunicação são um dos aspecto importantes que demonstram organização e comprometimento com o cliente na execução do serviço, assim quebrando estereótipos vinculados a profissão prestadores de serviços.
Manter os colaboradores treinados, engajados e remunerados, para que a experiência do cliente com o serviço prestado seja único.

PROFISSIONALIZANDO SUA EMPRESA

Com a tendência de um mercado mais competitivo e por fatores de segurança, os modelos de negócio informais vem diminuindo de forma gradativa.
A saída da informalidade pode ser uma vantagem na conquista de melhores serviços e contratos, porem é necessário cautela nas questões burocráticas e tributaria.
Hoje existem diversos órgãos e fundações que ajudam o empreendedor a planejar e gerir uma empresa, porem a disciplina em cumprir as tarefas burocráticas do cotidiano e crucial para a sobrevivência do negócio.

Entender que a busca por treinamento e conhecimento ela deve ser continua afim de cada vez mais atribuir expertises técnicas para seu negócio e seus colaboradores conheça as melhores oportunidades clicando na imagem abaixo.